VOCÊ TEM COMPULSÃO ALIMENTAR?
- Carolyn Tomé
- 20 de dez. de 2017
- 2 min de leitura
A compulsão alimentar é um distúrbio em uma região do cérebro responsável pela fome e pela saciedade. Mesmo sem fome, a pessoa come mais do que precisa, demora a se sentir satisfeita e tem a necessidade de comer o tempo todo, perdendo assim o controle. Quem é compulsivo, costuma comer alimentos mais pesados, como doces e gorduras.
Em geral, a compulsão por alimentos, pode ser desenvolvida por pessoas que fazem constantemente dietas restritivas e está associada principalmente a sentimentos de ansiedade, estresse e depressão, que guardam uma estreita relação entre si.
Se você identificar pelo menos três dos sintomas abaixo, duas vezes por semana por um período de seis meses, fique atento ! Alguns sintomas:
• Comer mais rápido que as outras pessoas; • Comer até se sentir completamente cheio; • Comer, em grandes quantidades, mesmo sem fome, só para se distrair ou para passar o tempo; • Esconder-se para comer; • Sentir-se triste, deprimido quando acabar de comer; • Ficar angustiado por causa dos episódios de compulsão.
Tratamento:
O melhor tratamento para a compulsão alimentar é identificar o motivo. Isso pode ser feito por meio de terapia cognitiva comportamental ou outros tipos de terapia. A primeira parte do tratamento envolve se consultar com um psicólogo/ psiquiatra que tenha bom conhecimento sobre a compulsão alimentar. O tratamento é direcionado tanto para fatores físicos quanto emocionais. Além da terapia e da identificação da causa da compulsão, é preciso fazer uma reeducação alimentar e conciliar com a atividade física para melhorar o humor e aliviar o estresse. É uma excelente maneira de manter o peso ou até eliminar o peso extra, causado pela compulsão.
Não deixe suas emoções fazerem da comida o seu refúgio. Se você tiver compulsão alimentar, procure ajuda profissional e o apoio de seus familiares. ;)
Não deixe de compartilhar essas dicas em suas redes sociais.

Comments